quarta-feira, 9 de junho de 2010

Brincadeira séria

Por Tábata Tuany

O professor de educação física José Laudier Antunes dos Santos Filho conseguiu reunir 93 brincadeiras de rua no livro Atividades e jogos para chuva e sol. A obra é dividida em cinco capítulos que anunciam a finalidade das brincadeiras. São atividades e jogos para aquecimento; para aprimorar agilidade, audição, orientação, espaço temporal, percepção, coordenação motora e ritmo; para desenvolver criatividade, desinibição, atenção e improvisação; domínio corporal, equilíbrio, concentração e raciocínio; velocidade, concentração, agilidade, cooperação, atenção e coordenação motora. Todas essas brincadeiras podem ser executadas simplesmente na rua.

Uma delas é a corrida das profissões, uma brincadeira descontraída para tentar despertar o interesse dos participantes. Ao mesmo tempo em que ajuda a desenvolver a desinibição, criatividade, integração, espírito de equipe, agilidade, raciocínio rápido, desenvolve a improvisação e vários outros fatores que contribuem para o benefício de trabalhar a coordenação motora e o domínio corporal de quem brinca. Não é preciso gastar dinheiro com essa brincadeira, pois os materiais são fáceis de conseguir: bexiga de gás, papel, caneta ou qualquer material que os substitua.

Cada participante deverá escolher o nome de uma profissão e escrever no pedaço de papel, após escrever o nome da profissão o jogador deverá colocar o papel dentro da bexiga e enche-las. É necessário que as bexigas sejam trocadas, com os participantes divididos em pequenos grupos, formando colunas com cada grupo. Ao comando de um líder, o primeiro participante de cada grupo vai ter a tarefa de correr até um local determinado. E à frente de sua coluna deverá sentar em cima da bola e estourá-la. Depois é preciso que ele volte para frente da coluna do seu grupo e faça por meio de mímicas a imitação da profissão que estava no papel. Quando a imitação da profissão for descoberta, o segundo membro do grupo sai correndo, dando continuidade à brincadeira.

Laudier consegue simplificar o que pode ser feito em qualquer lugar, assim as crianças do interior e das cidades grandes podem aproveitar sem perder a infância. Ele ressalta o objetivo do livro: desenvolver, de forma interativa, bons hábitos de condicionamento físico, sendo eles simples e baratos para que possam ser exercidos em qualquer lugar. “A ideia de lançar o livro é dar aos professores subsídio para as avaliações que eles fazem. São brincadeiras infantis, jogos adaptados para qualquer faixa etária, mas direcionado a criança”. O livro resgata brincadeiras já esquecidas e com novas adaptações. Boa parte das atividades não requer materiais específicos. Frequentemente existe a preocupação dos pais de deixar as crianças sem precisar gastar dinheiro ou ter a necessidade de transferi-las de lugar. Laudier oferece em seu livro dicas que solucionam este problema.


(...)

Leia a matéria na íntegra na edição 1

Equipe RUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário